www.desabafodromo.com.br

Na Copa.......................

óFoto: http://br.wrs.yahoo.com

Materazzi ofendeu repetidamente minha mãe e minha irmã. Algumas palavras fazem um mal maior do que gestos. Peço desculpas às crianças que viam o jogo por minha reação, mas não me arrependo ou estaria dando razão a ele. O verdadeiro responsável é quem provoca e não quem reage. A dez minutos do final da minha carreira não cometeria um gesto como este, sem ter recebido uma provocação muito grave. Ele me disse palavras duras. Palavras mais duras que gestos. Palavras que tocam na parte mais profunda. Ofensas graves, acusando minha mãe, minha irmã. Antes de tudo sou um homem. Na verdade preferia tomar um soco na cara a ouvir o que ouvi dele.

 

Zinedine Zidane
Jogador francês, eleito o melhor jogador da copa, que encerrou sua carreira sendo expulso na final contra a Itália por ter dado uma cabeçada no jogador Materazzi.
Julho 2006

Sentimos muita falta de Zinedine Zidane nos últimos 10 minutos. A ausência dele pesou muito na partida. Só podemos ficar desapontados, não com nossa campanha, mas com a partida final e com a forma que ela terminou. Realmente, pela forma que jogamos, merecíamos vencer. Venho dizendo desde o início, somente a vitória é bonita. Sempre faltará algo. Você pode dizer que o que fizemos não foi ruim, mas é a Itália que é a campeã.
Estou profundamente desapontado porque esperava um gol da França a qualquer momento. A expulsão de Zizou foi um momento terrível. Talvez ele tenha sido provocado. Foi terrível vê-lo sair daquela maneira, porque eu sinceramente acreditava que ele levantaria aquele troféu.

 

Raymond Domenech
Técnico da seleção da França, após a derrota para a Itália, na final da copa do mundo.
Julho 2006

Foto: http://news.yahoo.com

Foto: http://us.news3.yimg.com

Foi um jogo equilibrado, bem disputado e decidido em um detalhe que favoreceu a equipe francesa. O lance do pênalti definiu a partida. Quando perde, procura-se desculpas, mas não há. Não faria nada diferente. Tudo foi estudado e trabalhado por todos. Fomos bem no jogo, tivemos uma boa performance. As duas equipes foram iguais.

 

Luiz Felipe Scolari
Brasileiro, técnico da seleção de Portugal, após a derrota para a França nas semifinais da Copa do Mundo.
Julho 2006

Estamos profundamente decepcionados, mas você só pode parabenizar o time. É incrível o espírito e a personalidade que eles demonstraram. Eles deixaram o país inteiro orgulhoso. Naturalmente, é um grande despontamento perder um jogo desse, depois de 120 minutos, mas agradecemos muito aos jogadores pela raça demosntrada durante todo o Mundial. Agora desejamos toda a sorte à Italia

 

Juergen Klinsmann
Técnico da seleção da Alemanha, após a derrota para a Itália nas semifinais da Copa do Mundo.
Julho 2006

Foto: http://news.yahoo.com

úFoto: http://docs.tercera.cl

Acho que ainda podemos ter orgulho deste time. Temos muitos jogadores jovens e acho que temos um futuro. Os dois times deram chutes a gol e tiveram chances de decidir a partida, mas cumprimento os italianos. Eles jogaram com vontade e fizeram um bonito gol.

 

Miroslav Klose
Atacante da seleção da Alemanha, após a derrota para a Itália, nas semifinais da Copa do Mundo.
Julho 2006

Nós tínhamos ensaiado de não entrar na grande área, já que a bola é sempre do goleiro. Se eu entro sozinho na área e os outros não entram, eu dou condições. Minha obrigação era de não fazer nada, fiz o que tinha de fazer. Com a minha estatura, não posso saltar com um homem de 1,90m.
A sensação no vestiário era de impotência. Ia fazer o quê, bater a cabeça na parede? Era muita tristeza só de olhar na cara de cada amigo. Um gol apagou todo o nosso ambiente. O vestiário em silêncio, todo muito abatido pela derrota. Eu jamais pensei que fosse passar isso. Outra vez perder para a França foi triste porque sabíamos que éramos os melhores do mundo, os melhores da competição.
Estou me despedindo da seleção, mas me despedi com uma derrota que vai ficar marcada na minha vida para sempre. Seleção agora é passado, desejo sorte para quem chega.

 

Roberto Carlos
Lateral de seleção brasileira, acusado de não ter prestado atenção no lance que possibilitou o gol da França na derrota que eliminou o Brasil da copa.
Julho 2006

Foto: João Santos

óFoto:  http://news.yahoo.com

É uma enorme decepção, principalmente porque não jogamos no nível que deveríamos jogar. Era uma partida das quartas-de-final e o time não conseguiu melhorar seu nível de jogo. A vitória da França foi lógica, a França soube buscar a vitória.
Agora pouco importa a gozação. O que me preocupa é a tristeza no Brasil. Estamos tão tristes quanto todos os que estão no Brasil.


 

Juninho
Jogador da seleção brasileira, após a derrota para a França, que causou a eliminação do Brasil.
Julho 2006

Temos que pedir desculpas à torcida. Não fomos a verdadeira seleção brasileira. Em momento algum fomos a seleção brasileira. Eles jogaram melhor e mereceram. Não conseguimos impor o nosso ritmo. Não jogaram muito, jogaram o suficiente para serem melhores que a gente. É difícil pensar nisso num momento como esse. Passa muita coisa na cabeça do jogador, como frustração e tristeza. É difícil analisar.

 

Kaka
Jogador da seleção brasileira, sobre a derrota para a França nas quartas-de-final da copa do mundo.
Julho 2006

Foto: AP

óFoto: http:// fifaworldcup.yahoo.com

Não faltou vontade. Perdemos porque não soubemos reagir depois de tomar o gol, não tivemos força. A lição que fica é que nem sempre o melhor vence. Éramos considerados os melhores e daríamos show, mas outras seleções nos surpreenderam.
Da mesma forma que me preparei para as vitórias, me preparei para as derrotas. Desde 1994 venho chegando em todas as finais com a seleção e sabia que em algum momento a gente podia perder.
Somos campeões da Copa América e da Copa das Confederações. Temos que ser lembrados como uma geração vencedora. Não podem nos julgar por uma derrota, mas sim pelas vitórias.

 

Cafu
Capitão da seleção brasileira, após a desclassificação na copa do mundo.
Julho 2006

No momento decisivo, quando o Henry fez o gol, relaxamos na marcação. Fomos penalizados por isso. Mas também é verdade que a França jogou com mais paixão do que nós. Lamento que não tenhamos conquistado o hexacampeonato. Ninguém queria ser campeão mais que eu, ninguém está mais triste do que eu. Agora é pensar no futuro. A derrota para a França vai ficar marcada, mas essa geração é vencedora. Com certeza, vai buscar o hexa em 2010.
Nunca vi técnico do Brasil perder Copa e ser elogiado. Quando ganhamos, é sempre por causa do grande talento dos nossos jogadores. Quando perdemos, é culpa do técnico. Assim é no Brasil.

 

Carlos Alberto Parreira
Técnico da seleção brasileira, após a eliminação frente à França, quando o Brasil perdeu por 1 x 0.
Julho 2006

Foto: http://news.yahoo.com

Foto: http://news.yahoo.com

O time precisa de mais movimentação porque as seleções que enfrentam o Brasil jogam sempre atrás. No fim do jogo, conseguimos melhorar um pouco e demos alguns chutes a gol. Então tem que se movimentar.
O Zidane jogou muito bem e a gente sabia que se deixasse ele sozinho ele poderia decidir. E infelizmente foi o que aconteceu.

 

Robinho
Atacante da seleção brasileira após a derrota e eliminação no jogo perdido para a seleção da França.
Julho 2006

A seleção francesa soube explorar nossos erros e devemos reconhecer a realidade: eles foram melhores. Todos estamos muito tristes porque queríamos chegar mais longe, mas temos de admitir que a França jogou melhor que o Brasil. O Brasil enfrentou Zinedine Zidane, um jogador ao qual todos deveríamos agradecer por sua forma de jogar futebol. Realmente é maravilhoso tudo o que ele faz com uma bola.
Talvez a torcida nos critique agora. Aceito todas as observações porque não conseguimos nosso objetivo e essa é a realidade.

 

Ronaldinho
Atacante da seleção brasileira, após a derrota para a França.
Julho 2006

Foto: http://us.news3.yimg.com

úFoto: http://us.news3.yimg.com

 

Demos o nosso máximo, mas não deu. Eles foram superiores, estamos decepcionados, tristes, queríamos chegar muito mais longe e isso não foi possível. Estamos orgulhosos do sacrifício dos atletas. Tenho certeza de que irão procurar desculpas para explicar essa atuação ruim que tivemos. Acredito que essa ainda seja uma geração vencedora. Todos irão precisar de um tempo para esquecer esta derrota.

 

Ronaldo
Atacante da seleção brasileira, em relação à derrota frente à França na copa.
Julho 2006

Peço desculpas a todos por perder desta maneira. Não podemos sempre vencer, mas devemos lutar todo o tempo pela vitória. Alguma coisa faltou.

 

Rogério Ceni
Goleiro reserva da seleção Brasileira, após a derrota na copa.
Julho 2006

Foto: http://news.yahoo.com

úFoto: http://us.news3.yimg.com

 

Não posso acreditar que não estou mais na Copa do Mundo. Eu fiquei realmente muito triste com nossa eliminação, principalmente porque tínhamos time para ir mais longe.

 

Lionel Messi
Jogador da seleção da Argentina, após a eliminação frente à Alemanha, nos pênaltis.
Julho 2006

Há quatro anos, nós chegamos às quartas-de-final e foi um bom resultado, e até mesmo dois anos atrás. Mas dessa vez não é bom o suficiente. Nós tínhamos pelo menos que jogar a semifinal, senão a final, porque a qualidade da seleção é muito boa. Tinha certeza de que com estes jogadores podíamos ter chegado à final. Lutaram muito, mas incrivelmente perdemos outra vez nos pênaltis. Fico triste pela torcida que nos apoiou.

 

Sven-Goran Eriksson
Técnico da seleção da Inglaterra, após a eliminação frente à seleção de Portugal nas quartas-de-final.
Julho 2006

Foto: http://soccernet.espn.go.com

Foto: http://www.the-world-cup-2006.com

Nossa performance durante a Copa do Mundo não foi suficiente para ir mais longe na competição e tanto eu quanto todos os jogadores lamentamos, e estamos feridos por isso muito mais do que as pessoas possam imaginar.

 

David Beckham
Capitão da seleção da Inglatera, eliminada nas quartas-de-final.
Julho 2006

Mostramos que não somos trapos. Provamos que temos valor, que podíamos fazer algo melhor do que fizemos na Copa de 2002. Começamos a Copa sem poder sonhar. Agora já estamos sonhando.

 

Thierry Henry
Jogador que marcou o gol da França que eliminou o Brasil, desabafando depois do jogo.
Julho 2006

óFoto: http://us.news3.yimg.com

O que eu fiz foi um erro na regra. Não pode haver discussão. Isso não aconteceu devido a uma direção da Fifa, não foi porque me pediram para apitar de forma diferente do que na Premier League. As regras do jogo são muito específicas. O árbitro é responsável por seus atos dentro de campo. Eu era o árbitro aquela noite. Foi meu erro.

 

Graham Poll
Árbitro, que decidiu se afastar dos torneios internacionais após ter errado no jogo entre Croácia e Austrália, quando mostrou três cartões amarelos para um jogador antes de expulsá-lo.
Junho 2006

É muito difícil jogar com um homem a menos e um árbitro a mais. Ele sabe que errou!

 

Ilija Petkovic
Técnico da seleção da Sérvia e Montenegro, criticando o árbitro Marco Rodrigues pela expulsão do zagueiro Domoraud, após a derrota para a Costa do Marfim.
Junho 2006

Foto: Reuters

Foto: http://us.news3.yimg.com

Foi o nosso melhor desempenho nos últimos quatro jogos e não merecíamos ter perdido. Criamos o maior número de oportunidades de gol, mas não aproveitamos.

 

Mark Van Bommel
Volante da seleção da Holanda, eliminada após a derrota para Portugal nas oitavas-de-final.
Junho 2006

Estávamos tão convencidos de que seguiríamos adiante que o golpe foi ainda mais duro.

 

Iker Casillas
Goleiro da seleção da Espanha, após a eliminação nas oitavas-de-final frente à França, na derrota por 3 x 1.
Junho 2006

Foto: http://us.news3.yimg.com

úFoto: http://us.news3.yimg.com

Experiência internacional é muito importante em torneios como a Copa do Mundo. Os jogadores são altamente respeitados na Arábia Saudita e na Ásia, mas falta a eles experiência contra adversários mais fortes. Disputamos amistosos antes da Copa do Mundo, mas este é um programa muito curto. É importante para a confiança dos jogadores que eles atuem contra jogadores de nível internacional mais regularmente. Você pode ver isso em nossas performances aqui. Fomos sempre melhores do segundo tempo, quando eles estavam mais calmos.

 

Marcos Paquetá
Técnico da seleção da Arábia Saudita, mais uma vez eliminada na primeira fase de uma copa do mundo.
Junho 2006

Evidentemente estou decepcionado com a eliminação, mas outras equipes não puderam alcançar este nível da competição. Aprendi muito como treinador. O Mundial é muito diferente da Liga dos Campeões ou de uma Liga local. No momento, será bom fazer uma pausa e analisar nossos erros. Alguns jogadores terminaram suas carreiras, mas outros virão.

 

Oleg Blokhin
Técnico da seleção da Ucrânia, após a eliminação nas quartas-de-final frente à Itália por 3 x 0.
Junho 2006

Foto: http://us.news3.yimg.com


óFoto: Reuters

Considero que o árbitro de hoje não estava no mesmo nível que os jogadores. Podia ter sido dado um cartão amarelo para o árbitro também. A partida foi um grande show que sofreu intervenção de um árbitro que não era consistente e da ausência de jogo limpo por parte de alguns atletas.

 

Sepp Blatter
Presidente da FIFA, sobre o juiz russo Valentin Ivanov, que apitou o jogo entre Portugal e Holanda.
Junho 2006

Fiquei muito triste que aquela bola não entrou no início do jogo. Teria mudado as coisas. Do jeito que o jogo estava indo, eles teriam aberto mais defesa e poderíamos ter marcado gols.

 

Luis Fernando Suárez
Técnico da seleção do Equador, sobre a bola que acertou no travessão, no jogo que perdeu para a Inglaterra.
Junho 2006

www.superk800.com

Foto: http:// www.quepasa.com

Nós perdemos, mas vencemos, porque ao menos finalmente o time estará livre da personalidade negra desse técnico que é sinônimo de fracasso. Me dói muito ver nosso time ser eliminado da Copa do Mundo e estou horrorizado de ver tanto louvor quando, na verdade, é um fracasso. Dói ainda mais perder para um rival que nunca foi melhor do que a nossa equipe.

 

Cuauhtemoc Blanco
Atacante da seleção do México, sobre seu técnico, Ricardo La Volpe, após a derrota e eliminação frente a Argentina.
Junho 2006

Vim à Alemanha para ver futebol e ver a Argentina. Não estou aqui para ver o Beckenbauer ou o Pelé.

 

Diego Maradona
Ex-jogador da seleção argentina, que foi à copa acompanhar os jogos de seu país.
Junho 2006

Foto: http://www.diariohoy.net

úFoto: http://www.univision.com

 

Se viram a partida, vocês se deram conta de que o árbitro estava do lado da Argentina. Minha cabeça está tranquila, minha consciência está tranquila, meu coração está bem, porque sei que dentro do campo os jogadores mexicanos foram melhores.

 

Jared Borgetti
Atacante da seleção do México, após a derrota e eliminação frente a Argentina.
Junho 2006

Até recentemente, eu estava totalmente convencido de que jogaria a Copa. Por isso, para mim é uma situação muito difícil, toda vez que me dirijo até o banco de reservas. Eu acompanho o jogo e depois desapareço, vou para o vestiário o mais rápido possível.

 

Oliver Khan
Goleiro da seleção da Alemanha, melhor jogador da Copa de 2002, colocado no banco de reservas.
Junho 2006

Foto: AP

óFoto:  http://docs.tercera.cl

Estamos decepcionados por não poder ter dado a vitória à Tunísia, mas estávamos em uma situação difícil, com um homem a menos em campo. Agora é a hora de colocar a cabeça no lugar e olhar para o futuro.

 

Roger Lemerre
Técnico da seleção da Tunísia, após sua eliminação da Copa, quando perdeu por 1 a 0 para a Ucrânia.
Junho 2006

Eu bati na bola muito mal. Meu pênalti foi uma catástrofe. Eu não queria que ela fosse para o canto superior direito, minha intenção na verdade é que ela fosse mais rasteira, no outro lado. Chutei a bola completamente errada. Não sei o que saiu errado. Não me lembro da última vez que perdi um pênalti. Claro, estou decepcionado.

 

Henrik Larsson
Atacante da seleção da Suécia, após perder um pênalti na derrota para a Alemanha.
Junho 2006

Foto: Stu Forster

Foto: http://indice.as.com

Foi humilhante. Não posso crer. A Argentina é melhor que nós, mas nunca esperávamos apanhar desse jeito. É muito difícil montar uma nova equipe em um período curto. Se a culpa é de alguém, esse alguém somos nós, veteranos.

 

Savo Milosevic
Jogador da seleção da Sérvia e Montenegro, após a derrota por 6 a 0 para a Argentina.
Junho 2006

Meus objetivos eram a classificação para o Mundial e a final da Copa Africana, e consegui ambos. Claro que gostaria de ter ido adiante, mas acabou, e agora vou treinar um clube no Catar.

 

Henri Michel
Técnico da seleção da Costa do Marfim, eliminada na primeira fase da Copa.
Junho 2006

Foto: http://news.yahoo.com

úFoto: Julian Finney

Me desiludi com a arbitragem, sério mesmo. O pênalti que ele marcou foi em um momento crucial do jogo e acabou sendo terrível para nós. Contatos como aquele, aconteceram diversas vezes, em várias partidas neste Mundial. Controlamos o jogo e de repente levamos uma pancada. Mas tudo bem, os árbitros também têm dias bons e ruins, como todos nós.

 

Bruce Arena
Técnico da seleção dos Estados Unidos, desabafando sobre um pênalti marcado contra sua equipe, no jogo onde perdeu para a seleção de Gana.
Junho 2006

Nós nunca nos recuperamos mentalmente depois de perder para a Austrália. Eu fiquei triste com maneira como caímos diante do Brasil, mas nossa tendência ao pânico esteve lá durante os três jogos.

 

Yoshikatsu Kawaguchi
Goleiro da seleção do Japão, eliminado na primeira fase da Copa.
Junho 2006

Foto: http://www.gazzetta.it

óFoto: AP

Ronaldo não joga bem há tempos. Todo o ataque contra a Croácia esteve mal e Ronaldinho também esteve muito abaixo de seu nível.

 

Pelé
Ex-jogador de futebol, sobre o desempenho da seleção brasileira após o jogo com a Croácia.
Junho 2006

É uma lástima. Isso nunca aconteceu com o Paraguai antes. Realmente é uma vergonha!

 

Chilavert
Ex-goleiro da seleção do Paraguai, sobre a desclassificação de seu país na copa.
Junho 2006

Foto: http://espanol.sports.yahoo.com

Foto: http:// www.iransportspress.com

Vamos em frente! O importante é que nada está perdido e ninguém aqui está com moral baixo. Claro que depois da derrota todos nós sentimos bastante. Da forma como foi, uma derrota abate mesmo qualquer um. Esse time do Japão sabe exatamente o significado da palavra superação, a derrota não fez esquecer. Todos nós sabíamos que teríamos dificuldades aqui e elas continuam. Não fomos pegos de surpresa.

 

Zico
Técnico da seleção do Japão, após a derrota para a seleção da Austrália.
Junho 2006

O Brasil mostrou muito pouco. Estou um pouco desiludido com o desempenho do Brasil.

 

Johan Cruyff
Ex-jogador da seleção holandesa, simbolo do Carrosel Holandês da década de 70.
Junho 2006

Foto: http://news.bbc.co.uk

úFoto: http://www.thierryhenry.com.ar

 

Não tenho arrependimentos. Eu tentei me colocar em posição para marcar e em nenhum momento fiquei cara a cara com o goleiro. Você se arrepende quando desperdiça essas oportunidades.

 

Thierry Henry
Jogador da seleção da França, que deixou a desejar no empate de 0 a 0 com a seleção da Suiça.
Junho 2006

A Radio Televisión Portuguesa afirmou que trouxemos um feiticeiro para a Copa. Considero isso uma falta de respeito com a nossa equipe. Trabalhamos cientificamente e nossos técnicos estudam nas mesmas escolas que os técnicos europeus!

 

Luís Oliveira Gonçalves
Técnico da seleção de Angola.
Junho 2006

Foto: Touchline Photo



VISUALIZAR OUTROS DESABAFOS

www.desabafodromo.com.br